É de longa data a relação entre literatura e cinema. Desde o início da história da sétima arte, livros acabam sendo adaptados para as telonas.
Nesse post separei 7 livros que só conhecemos por causa do filmes! Vamos lá

Laranja Mecânica, Anthony Burgess
Filme Laranja Mecânica
O livro é uma distopia e o autor usou e abusou da criatividade: ele inventou um jeito próprio de escrever com o objetivo de causar estranhamento no leitor. Esse estranhamento foi levado ao cinema por meio de cenas pesadas e fortes. O filmes chegou a telona com a direção de
 Stanley Kubrick
Shrek, William Steig
Shrek
A gente tem a vaga ideia de que alguns filmes infantis são baseados em livros, como os contos dos irmãos Grimm, os contos de fadas e algumas fábulas, mas as animações mais modernas já geram alguma dúvida no leitor/ espectador. Uma informação: sempre é possível adaptar uma obra para o cinema e o Ogro Shrek saiu de um desses livros infantis!
Jurassic Park, Michael Crichton
Jurassic Park
Tenho que assumir que até o início dessa matéria eu não sabia que Jurassic Park era baseado em um livro e aposto que você também não, por isso trago essa informação quentinha (ou não) e peço que se você já leu essa obra, diga o que achou dela nos comentários aqui do blog.
Bonequinha de Luxo, Truman Capote
Bonequinha de luxo
A história não foi criada para Audrey Hepburn não. Pelo contrário, já existia em forma de um belo livro escrito pelo escritor (mito) Truman Capote. Não é o livro mais famoso do autor e até hoje poucos sabem que a história foi baseada em um livro.
Psicose, Robert Bloch
Psicose
Reza a lenda que Alfred Hitchcock estava meio sem ideias para o seu próximo filme, até que leu Psicose. O diretor ficou obcecado com a história e moveu montanhas (e produtores de Hollywood) para conseguir produzir esse filme que é uma das suas obras-primas. Existe até um filme sobre o processo de criação do filme Psicose: Hitchcock.